21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Este post é dedicado a todos aqueles que estão pensando em abrir uma empresa ou abriram faz pouco tempo. Abaixo segue 20 dicas que eu considero fundamentais para que seu negócio dê certo.

1- Entenda o seu perfil

acomodado trabalhador 300x199 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Para você ser empresário, existe uma palavra que não pode estar no seu dicionário: acomodação. Se você é acomodado prefira ser um funcionário público. O empresário precisa estar sempre a um passo a frente e tentar antevir as mudanças no mercado, trazer novas idéias e tendências para sua empresa. Além disso, um empresário precisa entender a instabilidade que ocorre principalmente nos primeiros anos da empresa. Se instabilidade te dá um frio na barriga é melhor mesmo ser funcionário público. icon smile 21 dicas para ser um empresário de sucesso. .

2- Faça parcerias

parcerias trabalho 300x187 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Você nunca conseguirá oferecer tudo o que seu cliente precisa, mas quanto mais soluções você oferecer, mais irá cativar seu cliente, por isso as parcerias são muito importantes, principalmente para micro, pequenas e médias empresas não importando seu segmento.

3- Faça um curso básico de contabilidade, leis e finanças

cofre porquinho 300x300 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

É importante estar atualizado em relação as leis vigentes do país, assim como entender o básico de contabilidade e finanças. o Sebrae oferece cursos a partir de R$50,00.

4- Tenha um bom contador

menino contador 300x300 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Pode ser que você precise pagar mais caro, mas é importante ter um contador que possa lhe auxiliar, notificar mudanças e deixar sua empresa em dia. Faça um acompanhamento severo junto ao seu contador, pois um pequeno deslize poderá colocá-lo em fria com a receita.

5- Estude bem a região onde terá sua empresa

regiao empresas 300x225 21 dicas para ser um empresário de sucesso.Caso você venha a ter um comércio é muito importante que você estude bem a região onde quer ter sua empresa. Uma pesquisa entre os moradores do bairro é fundamental. Caso seu negócio não esteja diretamente ligado com a região, você deve estudar se o endereço é comercialmente reconhecido pela sua área de atuação.

6- Crie e cuide de sua identidade visual


identidade visual empresa1 300x187 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

É importante que você tenha uma logomarca registrada pelo INPI e papelaria básica com sua identidade visual. No caso de comércio o cuidado com a identidade visual vai desde a fachada, decoração, pintura de parede, etc. No início não é necessário ter tudo, pois ao longo do tempo você vai percebendo se realmente existe empatia do público para com aquela marca. Para escritórios no mínimo é necessário ter cartões de visitas.

7- Crie uma estratégia de divulgação

divulgacao empresa 300x300 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

No começo errar na divulgação ou simplesmente não divulgar pode ser fator fundamental para a falência. Crie uma ótima estratégia de divulgação e caso tenha dificuldades consulte uma consultoria ou uma agência. Quando sua empresa tiver mais tempo no mercado, a maioria dos clientes poderão vir de indicações, mas nunca deixe de divulgar. Isso é muito importante, pois o fluxo de entrada de novos clientes nunca pode parar.

8- Atue numa área de conhecimento

conhecimento area atuacao 251x300 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Dê preferência para montar um negócio em alguma área que goste e que conheça. Não conhecer do que faz poderá te levar a cometer erros graves que poderão te levar a falência.

9- Nunca sonegue o deixe de pagar seus impostos

impostos 300x250 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Tente manter seus impostos em dia pois cada vez mais a receita cria artimanhas para pegar os infratores.

10- Escolha bem os seus sócios

sociedade 300x225 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Nada impede que monte um negócio sozinho porém com sócios a empresa poderá ” esquentar” mais rápido. Porém, só faça sociedade com alguém REALMENTE de confiança. Existem muitos relatos de pessoas que tiveram problemas com os sócios.

11- Tenha um bom gerente de conta

gerente de banco 300x188 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Pedir empréstimos, conhecer produtos que poderão te facilitar a vida são coisas que podem ser fáceis desde que você tenha um bom gerente.

12- Tenha o nome limpo

emprestimo empresas 300x273 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Ter o nome limpo aumentará sua credibilidade no mundo financeiro. Às vezes será necessário pedir um empréstimo e a coisa ficará difícil se você tiver um histórico negativo com os bancos.

13- Crie uma estratégia de vendas

estrategia vendas empresa 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Como você chegará ao seu cliente e venderá seus produtos? É importante criar um esquema de atendimento ao seu cliente, pois somente assim você terá um tempo médio de conversão de um prospect em cliente e saberá como atuar frente a quase todas as negociações.

14- Crie uma estratégia de feedback

ouvir cliente empresa 300x213 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Pode ser através de pesquisa ou um simples questionário de balcão. Ouvir o cliente é fundamental para rever as estratégias da empresa.

15- Não tenha medo de inovar

inovacao 300x257 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Tanto seu escritório ou loja, sua marca, seus produtos e sua estratégia precisam estar em constante renovação. Não fique para trás da concorrência.

16- Veja quem são seus concorrentes

concorrentes 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Veja o que eles fazem e por onde andam. Tente antecipar seus passos e tente estar sempre a frente. Nem sempre o que seu concorrente faz é realmente o caminho mais certo a seguir, portanto espionar não significa que deva copiar tudo o que ele faz. Seja original!

17-Não perca tempo

tempo para empresas 300x224 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

No começo de uma empresa cada minuto é fundamental. Às vezes você bola uma estratégia que parece maravilhosa mas custa muito dinheiro ou tempo para implementá-la. No começo arrisque com medidas simples e deixe as ideias mais complexas somente quando a empresa estiver estável.

18- Tenha uma reserva de dinheiro

dinheiro empresa 300x225 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Até fazer seu fluxo de caixa girar é possível que você precise tirar de sua economia o salário de funcionários, aluguel, etc… Por isso é importante começar uma empresa com reserva de dinheiro e sempre que possível manter essa reserva em crescimento.

19-  Faça um plano financeiro

plano financeiro 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Antes de montar sua empresa, crie uma planilha com todos os possíveis gastos que terá como: impostos, aluguel, funcionários, luz, água, contador, etc… para não ter surpresas desagradáveis mais a frente.

20- Faça uma previdência

previdencia privada 300x204 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Não sendo funcionário com INSS garantido, você precisará ter uma fonte de renda garantida em sua melhor idade, por isso é importante ter uma previdência.

21- Seja organizado e disciplinado

disciplina 300x289 21 dicas para ser um empresário de sucesso.

Não misture assuntos pessoais com profissionais e organize bem sua agenda. Existem momentos em o que nos parece mais urgente não necessariamente é. Sempre é importante apagar incêndios, mas nunca se deve esquecer das atividades que realmente farão diferença no futuro. Seja regrado em suas atividades corriqueiras.

 

Essas foram as 21 dicas de Multiplicidades. Compartilhe sua experiência com a gente, poste aqui nos comentários.

33 Comentários.

  1. LepeNo Gravatar says:

    PARABÉNS!
    Ficou ótimo o post.
    True!

    Bj

  2. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Obrigada minha amiga empresária!

  3. julio tadeu franciscoNo Gravatar says:

    Achei muito interessante , minha vontade e ser um impresario famoso ..parabens pelo, trabalho e dicas .

  4. JosiasNo Gravatar says:

    Ola, Eu gostei muito d dicas, obrigado

  5. andersonNo Gravatar says:

    tenho apenas 14 anos mas meus sonhos vão muito longe e uma coisa que eu decidi e ser um empresario pós ainda estou terminando meus estudo pois quando eu terminar essa dicas vol lembrar delas para meu grande negocio eu penso em muitas coisas apenas o nome eu já sei choco&menta já tenho empresario agora e só espera mas angus anos vocês quando ver o nome choco&menta vão lembrar que foi suas dicas que fez uma empresa subir

    muito obrigado pelas suas dicas

    ass: anderson lima cerqueira

  6. Maiko AndreNo Gravatar says:

    Essas dicas vai ser muito impotante para minha
    empresa, eu pretendo abrir uma distribuidora
    de bebidas.Obrigado pelas dicas!

  7. ezequielNo Gravatar says:

    ser empresario não e façil

  8. ezequielNo Gravatar says:

    valelllllllllllllllllllll dicasssssssssssssssssss

  9. rafael barbosaNo Gravatar says:

    parabens pelas dicas sao otma!!!!!!!

  10. rondineleNo Gravatar says:

    muito interessante gostei muito e vou tentar seguir a risca estas dicas pra tentar obter exito no mundo empresarial;

  11. júlio césarNo Gravatar says:

    Tenho uma loja de moveis a 6 mesesa,estou apertado com as despesas ja fiz 4 emprestimos e mesmo assim tou apertado,to tendo uma entrada mensal de 12.000 mil e minhas despesas estão em 15.000 mil e estou atrazando meu pagamentos com fornecedores,e dessa forma estou com pouca mercadoria,por que nao estou comprando mais por voltar cheques,ja voltou varios chegues,ja conseguie pagar a maioria,mais ainda esta em atrazom algumas coisas que chegam em 6.000 mil ,qual a dica para colocar em ordem,pois sem mercadoria nao existe loja.e ai???

  12. lurdesNo Gravatar says:

    nossa muito boa suas dicas estou começando nessa area empresarial vai ser muito util essa ajuda obrigada PARABÈNS!!!

  13. yuri alvesNo Gravatar says:

    gostei muito dessas dicas, colucarei em practica

  14. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Olá Júlio,

    Para responder melhor sua pergunta, gostaria de saber se esse é seu primeiro negócio e se você possuia uma reserva de dinheiro para iniciar o négocio? Foi feito um planejamento inicial dos custos vs lucros? Como você precificou os produtos? Você sabe exatamente quais são os custos e qual o lucro? O que posso dizer de imediato é que o que está agravando a situação são os custos mais altos que o retorno que você está tendo com sua loja. A primeira coisa que você deve fazer é reduzir os custos mensais, para chegarem pelo menos ao valor de lucro. Porque foram feitos quatro empréstimos ao invés de um? Qual a taxa desse empréstimos? É possível renegociar os juros? Aconselho você a procurar também o Sebrae, pois eles dão consultoria gratuita especializada para cada negócio. Saber o que comprar para não lotar o estoque de produtos que encalham e ficar sem produtos que vendem também é importante. Acredito que todo empresário já passou por situação parecida, porém você não pode perder o controle da situação. Aguardo sua resposta. Obrigada!

  15. DMAXNo Gravatar says:

    MUITO BOM COLOCAREI EM PRATICA

  16. Júlio César UchõaNo Gravatar says:

    E ai pessoal ,alguem pode me passar umas ideias construtivas ai,ate agora ninguem comentou sobre o que escrevie em cima,quero ajuda por favor…..!!!!!!!!!

  17. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Oi Júlio, eu te mandei um email, você recebeu?

  18. HenryqueNo Gravatar says:

    muito obrigado pelas dicas valeu mesmo , espero que eu consiga, sim que eu consiga ser um grade empresario um dia valeu!

  19. julio cesarNo Gravatar says:

    RECEBIE,MUITO OBRIGADO MESMO,CONTINUAREI PARTICIPANDO DESSE SAITE,PARA DANIELA BORGES. VC E FORMADA ?

  20. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Sim, sou formada em Publicidade e Propaganda. :)

  21. CARLOS ROBERTONo Gravatar says:

    ACHEI MUITO INTERESSANTE SUAS DICAS E PROCURAREI SEGUIR A RISCA POIS TRABALHO NA AREA DE COMERCIO EXTERIOR E ADORO O QUE FAÇO MAS PRECISO INVESTIR NESSAS SUAS DICAS PARA EU CHEGAR MAIS LONGE O QUE VC PUDER ME AJUDAR NESSE SENTIDO AGRADEÇO.

    ABRAÇO,

  22. Douglas S. AndradeNo Gravatar says:

    Daniella.
    Estou abrindo meu próprio negócio no ramo de prestação de serviço, construção civíl pra ser mais exato uma vidraçaria. Gostaria de saber quanto em média de reseva devo ter sabendo que minhas despesas fixas mensais são de R$ 8.000 reais; e como saber a hora de desistir do negócio sem levar grandes prejuizos?
    Desde ja agradeço suas dicas vou segui-las.Aguardo resposta.

  23. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Olá Douglas,

    Obrigada por comentar esse post.

    O que eu geralmente ouço os especialistas financeiros dizerem é que o interessante é o empresário ter uma reserva significativa para no mínimo três meses, no seu caso giraria em torno de R$ 24.000,00 como capital de giro. Em relação a abandonar o negócio, eu acredito que todo empresário deve iniciar o negócio não pensando nisso, mas sim em ter um plano B caso as coisas não saiam conforme o planejado. No entanto, não é recomendado continuar no negócio caso este comece a dar prejuízo contínuo de forma que você tenha que fazer mais de um empréstimo e a saída do “buraco” comece a ficar cada vez mais distante e impossível de se tapar. Através de um bom planejamento financeiro é possível saber em quanto tempo você conseguirá cobrir uma dívida e se através do retorno do negócio é possível cobrir essa dívida. Não faça nenhuma dívida sem que antes você tenha certeza que será possível cobri-la posteriormente.
    Desejo boa sorte no seu negócio! :)

    Abs

  24. vanilda furtadoNo Gravatar says:

    Boa Tarde,
    Tenho uma vidraçaria e vendo acessorios para vidros,tenho uma funcionaria no financeiro e outra nas vendas mais estou no vermelho e num consiguo sair sera q eu tenho q demitir as meninas?o devo fazer para vender mais e ter um sucessoo??

  25. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Olá Vanilda,

    Na minha opinião se as meninas são dispensáveis e se você não tem um plano para sair do vermelho o melhor é demitir sim. No caso, eu demitiria a menina do financeiro, pois penso que você pode executar o trabalho dela, enquanto que você não pode parar com as vendas. Para saber o que você precisa fazer para ter mais sucesso primeiro seria necessário avaliar o que você já faz para ter sucesso?

    Mas lembre-se: Só demita as meninas se você não tem outra saída e se você não tem previsão de entrada. Não é possível cortar outros gastos no momento? Se as meninas são registradas a dispensa pode gerar mais custos, por isso é mais fácil cortar outros gastos. Você já ligou para todos os seus fornecedores e tentou renegociar os valores? Telefone, aluguel, são negociáveis.

    Abs e boa sorte!

  26. claudio diasNo Gravatar says:

    Boa noite daniela,
    Abri uma pequena transortadora, estou atuando a tres meses, não estou mal, mas sinto que oederia estar melhor, tenho dificuldades em conquistar novos clientes e de conseguir parceiros confiaveis para trabalhar comigo, tem alguma dica pra mim? obrigado.

  27. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Olá Cláudio, como é feita a divulgação da sua empresa?

  28. uiliam santos guimarãesNo Gravatar says:

    parabês foi otimo ver todas esas dica qui com sertesa serão muinto oproveitosas para min e para todos que tem entencão de se torma um bom e conseituado enpresario.

  29. claudio diasNo Gravatar says:

    oi daniela, não tenho um plano de divulgação, eu conheço as empresas que trabalham com o tipo de transporte que fazemos e então contactamos diretamente essas empresas. mas sempre alguem chega antes. a concorrencia em transporte de pequenos volumes é grande.

  30. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Olá Cláudio,

    A primeira coisa é fazer um planejamento de Marketing, pois você precisa se diferenciar e estar a frente da concorrência. Sempre temos caminhos novos e criativos a trilhar, mas se você não se planejar para isso sempre estará a apagar incêndios. Lembre-se, você não pode se limitar a copiar a concorrência, você precisa ser mais original que eles.

    Abs,

  31. MarcosNo Gravatar says:

    Boa Tarde!
    Daniela Borges primeiramente gostaria de agradecer pelas maravilhosas dicas, você está de parabéns!!!
    Trabalho no comercio a uns 5 anos e nos últimos tempo tenho pensado direto em ter meu próprio negócio e melhorar financeiramente me dando assim mais estabilidade! Mas apesar de saber que não posso ter pensamento negativo fico com receio de largar meu emprego de carteira assinada para arriscar como pequeno empreendedor, fora que o que eu conseguiria no máximo para começar meu negócio seria uns 20.000 mil no máximo. Qual dica que você me daria?
    Me manda seu email que gostaria de te perguntar mais coisas pelo email!
    Desde já muito obrigado!
    Fico no aguardo!
    At: Marcos Vinícius.

  32. Daniella BorgesNo Gravatar says:

    Olá Marcos,

    Para você começar um novo negócio recomendo que você tenha reservas para no mínimo 6 meses. No seu plano de negócios você precisa ter em mente qual o tempo para retornar o investimento, pois caso o retorno sobre o investimento inicial demore mais é preciso que você tenha mais reservas. Tudo depende também da sua idade e número de dependentes (filhos). Quanto mais jovem você for, mais você poderá arriscar. Podemos nos falar melhor, meu email é [email protected], me escreva! Abs!

  33. JúliaNo Gravatar says:

    Eu só tenho 12 anos e meus sonhos vão longe ,pretendo ser empresária sei que não é facil terei que seguir firme nos estudos .;/ mas o sonho fala mais alto

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Seja um empresário de sucesso | Multiplicidades -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by daniellaborges. daniellaborges said: New blog post: 20 dicas para ser um bom ...

Deixe um comentário.

 

Anti-Spam Protection by WP-SpamFree