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O que você precisa saber para montar uma loja virtual

  |   Papo de Publicitário, Papo Empreendedor   |   42 Comentários

Você está pensando em abrir uma Loja Virtual? Então não perca essas dicas preciosas e essenciais. Segue abaixo uma lista de itens das quais você deve se ocupar caso queira levar sua loja virtual a sério.

1. Pesquisa de mercado e de público-alvo

Antes de tudo é necessário definir qual ramo você irá atuar. Não necessariamente você precise atuar em um mercado o qual já trabalha, pois alguns mercados ainda  não se consolidaram em vendas online. Pesquise por segmentos que lhe permita baixa manutenção e alto markup, consolidado e que esteja em crescimento. Você pode montar pesquisas virtuais e enviar ao seu público-alvo para entender se de fato haveria interesse e aceitação por parte do usuário. Pesquise por mercados carentes e nichos mais específicos. Seu público será B2C ou B2B? Lembre-se que ainda há muito espaço para vendas diretas para empresas. Caso queira começar a montar sua pesquisa sugiro o site: http://freeonlinesurveys.com/

2. Definição do portfólio de produtos

A escolha de um bom portfólio de produtos é demasiadamente importante. Alguns produtos impactam diretamente no markup pois são de difícil manuseio, alta manutenção, alta devolução, difícil armazenamento e tudo isso encarece o valor final do produto. Dê preferência para produtos de fácil manuseio, entrega, estoque e de baixa devolução. Imagine a logística envolvida para a entrega de cada produto. Por exemplo, você decide vender sapatos. Qual será a política de troca desse produto? Certamente esse é um produto de alta devolução, portanto sua logística de troca tem que estar preparada para atender a demanda. Certamente o custo com essa logística mais sofisticada diminuirá seu markup e é necessário colocar tudo isso na balança. Procure selecionar produtos que possam ser vendidos em conjunto, onde mais de um produto é de interesse ao seu consumidor. Por exemplo, se você decide vender ração para cães, você pode estender seu portfólio de produtos, vendendo também algumas coleiras, xampu canino, etc. Antes de definir o portfólio, se possível, teste todos eles. Verifique quais são as marcas que oferecem melhor custo benefício em relação a preço e qualidade. No início você pode começar com um portfólio de produtos pequeno e depois ir aumentando conforme demanda.

3. Escolha dos fornecedores

Após escolher os produtos que você irá vender é importante selecionar ao menos três fornecedores que possam lhe oferecer aqueles produtos. Nunca dependa de apenas um fornecedor, pois ele também pode não ter disponibilidade daquele produto naquele momento. Verifique principalmente quais são os prazos de entrega, pois você pode contabilizar no seu prazo de entrega o prazo de entrega do seu fornecedor. Quanto mais ágil for seu fornecedor, menos produtos em estoque você precisará ter, portanto opte sempre por fornecedores que entreguem rápido e possuam grande variedade.

4. Benchmark e definição dos preços

Pesquise outras lojas virtuais que vendem os mesmos produtos que você. Faça uma tabela relacionando o preço médio para que você possa definir sua tabela de preços. Selecione alguns produtos os quais sua margem de markup é maior para que você possa eventualmente colocá-los em oferta.

5. Definição da equipe

Quantas pessoas ficarão responsáveis pela loja? Lembre-se que é necessário ter alguém responsável pela embalagem e envio dos produtos, divulgação, atendimento ao cliente, contabilidade, compra de novos produtos, atualização de estoque, além de monitoramento contínuo da concorrência e das ações dos usuários em redes sociais. Todo o trabalho pode ser feito por uma equipe interna ou então deverá ser repassado para empresas especializadas.

6. Contrato Social

Se você já tem uma empresa aberta é necessária uma atualização de contrato social, porém se você ainda não tem uma empresa é necessária abri-la com o objeto social referente.

7. Ferramenta

Provavelmente é aqui que você irá consumir praticamente todo o seu investimento inicial. Atualmente existem três formas de ter uma loja virtual: própria (desenvolvida de acordo com seu gosto), alugada (como se fosse um aluguel de um ponto comercial) e própria (Open Source).

A loja virtual ao seu gosto (desenvolvida desde o zero) exige que você tenha um alto valor a ser investido, além de ter claramente detalhado todas as features que você gostaria de implementar no seu comércio eletrônico. Se este for o seu caminho, recomendo que você contrate uma empresa especializada que poderá te orientar melhor. Recomendo esse caminho apenas para pessoas que estejam seguras que o retorno sobre esse investimento é praticamente certo, pois além da demora na execução do desenvolvimento da ferramenta  tem o alto custo envolvido. Algumas empresas já possuem um CMS (Content Management System) próprio e revendem para seus clientes. Pode ser um caminho alternativo em relação a construção do CMS desde o zero.

A opção mais barata e prática é o aluguel de uma loja virtual. Muitas empresas trabalham neste ramo oferecendo os mais diversos tipos de lojas virtuais. O ponto positivo neste modelo de negócio é que com pouco investimento inicial é possível ter uma loja, porém em quase todas as ferramentas alugadas é praticamente impossível fazer customizações que muitas vezes são necessárias para aumentar as vendas. É como se você alugasse um ponto comercial e não pudesse executar nele mudanças necessárias para que ele fique atrativo para seu consumidor. Muitas ferramentas não foram atualizadas e contam com tecnologias ultrapassadas. Além destes inconvenientes, o ponto comercial nunca será seu, ou seja, se você deixar de pagar pelo serviço sua loja simplesmente desaparece.

A última opção e talvez a de melhor custo x benefício é a utilização de lojas Open Source, que são nada mais nada menos, que lojas virtuais prontas de código-livre que podem ser instaladas em seu servidor e então utilizadas ao seu gosto. Nessa modalidade é possível realizar algumas customizações básicas, além de ter a segurança que a loja virtual é sua. Existem vários softwares de Loja Virtual, sendo os mais conhecidos, Magento e OpenCart. Se optar por esse caminho você também precisará contar com o apoio de uma empresa especializada para instalar e configurar sua loja.

8. Servidor de Hospedagem

Se você optar por uma loja virtual alugada, não precisará se preocupar com esse item, pois no geral no custo do aluguel já vem “embutido” esse item. Porém se sua loja virtual for própria, você deverá procurar um servidor de hospedagem que ofereça suporte a tecnologia de sua loja virtual, no caso como a maioria é desenvolvida em PHP, encontrar um servidor de hospedagem que suporte essa tecnologia será fácil. Recomendo a modalidade de hospedagem VPS (Virtual Private Server), Dedicado ou Cloud, pois a Compartilhada (que é a mais comum) pode não oferecer o desempenho necessário para o bom funcionamento de sua loja.

9. Definição de investimento inicial

Para saber qual deverá ser seu investimento inicial você deverá somar:

  • Compra inicial de produtos que ficarão em estoque;
  • Alteração contratual ou abertura de nova empresa;
  • Desenvolvimento de loja virtual própria, aluguel ou customização de loja virtual Open Source;
  • Contratação de servidor de hospedagem (para lojas virtuais próprias);
  • Contratação de domínio;
  • Criação da marca (logotipo, identidade visual, cartão de visitas);
  • Aluguel de espaço físico para o estoque;
  • Contratação de fornecedor para envio de produtos;
  • Verba para investimento em divulgação;
  • Contratação de equipe ou fornecedores para gestão da loja;
  • Aquisição de selo de segurança;
  • Contrato de seguradora para roubo de mercadorias em estoque e transporte;
  • Estrutura física (escritório com espaço mínimo para linha telefônica, computador, etc);
  • Registro da marca no INPI;
  • Embalagens personalizadas, brindes, etc.

10. Marca

Dedique-se a criação de sua marca. Preferencialmente, contrate uma empresa especializada. Não esqueça de registrar a sua marca no INPI e faça o material básico de divulgação (cartão de visitas, embalagem personalizada, possíveis brindes a serem enviados ao seu cliente, etc).

11. Domínio

Registre seu domínio no Registro.br.

12. Planejamento de Marketing e Comunicação

Todo comerciante sabe que sem divulgação não há vendas. Nem que seja aquele famoso boca a boca. Assim como uma loja física, onde o consumidor não sabe seu endereço se o mesmo não for divulgado, a loja virtual funciona da mesma forma. Ninguém vai se interessar pela sua loja virtual se não souber que ela existe. A melhor forma de divulgar sua loja virtual é através dos meios digitais. Planeje uma estratégia de marketing digital compondo um mix de ações de marketing interessantes para o seu segmento. Você pode divulgar sua loja virtual através de Links Patrocinados, banners em canais especializados, redes sociais, vitrines que reúnem diversas lojas virtuais, e-mail marketing, etc.

13. Plano de Atendimento

Não é de hoje que vemos pesquisas e mais pesquisas com índices cada vez mais altos em relação ao crescente aumento de compras em lojas virtuais. Mas também não é de hoje que vemos o aumento nos índices de reclamações. Recentemente, a Americanas.com foi proibida de vender no mercado carioca. Quem é consumidor de lojas online certamente já se deparou com algum problema. Eu mesma tenho uma reclamação contra a Americanas no Reclame Aqui que nunca foi respondida de forma adequada desde março de 2010. Ou seja, eles respondem qualquer coisa, só para dizer que a reclamação foi atendida. Consultei o site hoje e vi que eles colecionam mais de 35 mil reclamações e demoram quase 70 DIAS para responder um consumidor. Consultei o Ranking das mais reclamadas e quem está no TOP 1? É claro que é ela, a imbatível Americanas.com, da empresa B2W que infelizmente também é dona do Submarino. Apenas decidi mostrar esses números, para dizer à você, possível comerciante virtual, um belo exemplo de como não fazer atendimento ao consumidor.

Ranking das empresas mais reclamadas no Reclame Aqui.

Certamente você terá um número infinitamente menor de vendas que a Americanas.com e por consequência um número ainda menor de reclamações. Porém, antes de tudo, é necessário que você planeje como será feito o atendimento ao seu consumidor. Será somente por e-mail? Se sim, em quanto tempo será respondido? Terá um telefone para que o cliente possa ligar? Se sim, qual será o horário disponível? Terá outras formas de atendimento, como Skype, WhatsApp ou redes sociais? Lembre-se que quanto mais canais de atendimento disponíveis maior será o tempo de gerenciamento desses canais, porém melhor será para o consumidor. Liste quais são os canais de atendimento e deixe uma pessoa responsável por esse atendimento. Se você pretende “cuidar’ da loja como uma segunda atividade, então deixe apenas o e-mail como canal de atendimento e talvez redes sociais, porém comprometa-se a responder o usuário o mais rápido possível. Lembre-se de sempre responder o usuário pelo canal da qual ele entrou em contato.

14. Estoque

A formação do estoque inicial depende do tempo que seu fornecedor demora para te entregar a mercadoria, tamanho do portfólio de produtos e volume de divulgação. Antes de escolher o espaço que servirá para o armazenamento desses produtos é preciso saber a quantidade média de produtos que serão armazenados, sua ocupação física e as condições necessárias do espaço para que o produto não sofra danificações. Vale lembrar que alguns produtos podem ser armazenados de forma mais fácil, seja por não serem perecíveis, seja por permitirem um empilhamento grande de caixa sobre caixa. Alguns produtos, como os eletrônicos, precisam ser armazenados em ambiente refrigerado. Não se esqueça de criar um controle manual de entrada e saída dos produtos em estoque e verificação se o número real do estoque confere com o número apresentado como estoque na loja virtual. Se houve falhas nessa logística sua loja virtual poderá apontar a existência de um produto que não está em estoque.

15. Logística

Como será a logística de entrega do seu produto? Você pode contratar os Correios, empresa terceirizada ou contar com sua própria frota. Você pode pensar uma logística onde em determinada região a entrega seja feita por frota própria, em outras por empresa terceirizada ou pelo Correio. O envio de produtos será individual ou em lote? Uma boa logística impacta diretamente em prazos de entrega menores que são bastante atrativos para o cliente. O cliente será responsável pelo pagamento do frete? Se sim, será necessário que sua loja virtual tenha um módulo de cálculo de frete. Se este for seu caso o Correios oferece um módulo para integração.

16. Forma de Pagamento

Existem três maneiras de disponibilizar formas de pagamento:

  • Diretamente através da integração de cartões de crédito e boleto bancário. Nessa modalidade você irá precisar ter contrato direto com as operadoras de cartão e banco, além de ter que armazenar informações sigilosas de seus clientes no seu servidor (em caso de compras recorrente) e deverá zelar por toda a segurança destes dados e da transação.
  • Através de gateways de pagamento. Os gateways de pagamento são intermediários que ficam responsáveis pela integração com os cartões de crédito e banco, não te isentando de ter que ter um contrato direto com essas operadoras. A grande vantagem é não precisar fazer a manutenção da integração com o cartão, além de facilidades que são oferecidas pelos gateways, tais como: compra recorrente, televendas, etc.
  • Através de intermediadores. Exemplo: Pagamento Digital, Pag Seguro, PayPal, etc. Você não precisará de um contrato direto com as operadoras e irá contar com uma gama completa de possibilidades de pagamento, tanto em parcelamento quanto em bandeiras de cartões. A integração costuma ser mais fácil e o único aspecto negativo é a porcentagem mais alta cobrada por cada transação que custa em média 5,90%.

17. Política de devolução e garantia

Crie um termo de uso com descrição detalhada de todos os procedimentos e política interna. Estabeleça um plano claro de política de devoluções e garantia dos produtos.

18. Selo ou certificado de segurança

Os selos de segurança transmitem aos usuários mais confiança na hora de realizar suas compras. Existem vários certificados de segurança, eu recomendo ao menos a utilização do selo e-bit que é gratuito e o próprio consumidor pode avaliar sua loja dando pontuações positivas ou negativas de acordo com o seu atendimento.

Para finalizar, mais uma dica! Antes de procurar uma empresa para desenvolver sua loja virtual ou alugar uma, tenha em mente quatro coisas:

  • Tipo de loja virtual (se própria, Open Source, ou alugada);
  • Formas de pagamento (se por conexão direta, gateway ou com intermediadores);
  • Inclusão de módulo de frete;
  • Muitas ou poucas customizações, pois isso irá definir e o mais importante: o tipo de ferramenta que será necessária para gerir seu comércio eletrônico.

Não adianta você alugar uma loja, se no seu caso é necessário implementações de muitas customizações, por exemplo. Existem diferentes tipos de fornecedores para cada tipo de loja virtual e se isso não for definido antes, você irá tratar com fornecedores com perfis bastante diferenciados, o que poderá dificultar na escolha, pois serão muitos preços, prazos e soluções diferentes apresentadas.

42 Comentários
  • Marcilene | jul 22, 2011 at 18:02

    Dani,
    Seria bom se os “clientes” pudessem ler isso. rs

  • Aldair Moreira | out 5, 2011 at 13:13

    Excelente matéria! Vale destacar que como opções de plataforma OpenSource para lojas virtuais hoje existe a TomatoCart que é muito fácil de usar, totalmente em Português, completa com meios de pagamento e de frete e não precisa de conhecimento avançado pois o admin da loja é como um desktop; Eu uso e recomendo!

  • Daniella Borges | out 6, 2011 at 0:58

    Olá Aldair,

    Nunca tinha ouvido falar do TomatoCart. Você saberia me informar se a integração com pagamentos é simples e se existem bastante plugins e templates disponíveis?

  • Fernando | jan 30, 2012 at 10:25

    Estou interessado em montar uma loja virtual, é possível já iniciar com fornecedores que já entregam os produtos? ou seja, um fornecedor que me disponibilize um catálogo de produtos para colocar no site sendo que esse mesmo fornecedor faça a entrega do mesmo? tipo fornecedor/distribuidor?

    Alguém poderia me instruir?

  • Daniella Borges | jan 30, 2012 at 10:59

    Sim, é possível.

  • Andre Carvalho | mar 24, 2012 at 5:16

    há a obrigatoriedade de ser pessoa juridica?

  • Daniella Borges | mar 26, 2012 at 18:41

    Não, no entanto eu recomendo para emissão de nota fiscal.

  • Richard Brandelik | abr 18, 2012 at 16:14

    Olá Daniella, boa tarde!
    Tenho interesse em estruturar melhor um e-commerce que estou analisando, para entrar como parceiro, e gostaria de saber se você poderia me encaminhar, via e-mail, caso você tenha acesso, uma listagem de fornecedores que poderiam me atender da forma como o Fernando colocou aí acima… Fornecedor/Distribuidor. Onde eu exporia os produtos em minha loja virtual / e-commerce, e um cliente efetuando a compra em minha loja, o fornecedor/distribuidor, faria a entrega ao meu cliente, com a caixa com o meu logo (ou então, a caixa na embalagem original), e com minha nota fiscal junto!
    No aguardo!
    Grato!

    Richard Brandelik

  • Daniella Borges | abr 19, 2012 at 21:14

    Olá Richard,

    Não conheço serviço assim no Brasil. Eu conversei com uma portuguesa e ela disse que esse serviço existe por lá. O jeito é esperar chegar no Brasil. 🙁

  • Hayttle | jun 15, 2012 at 9:22

    Ótima matéria Daniella, estou na prospecção de um negócio em que será uma loja virtual.
    Estou na procura de uma solução/provedor de loja virtual estável, com boa relação custo x benefício.

    Para quem já tem experiência nesse ramo, poderia me indicar um provedor para alugar loja virtual confiável?

    Estive olhando uol, 001shop, ishopping, entre outros…

    Muito obrigado
    hayttle@hotmail.com
    @hayttle

  • Leandro Cosas | set 9, 2012 at 13:34

    Parabéns pelas dicas Daniella, de forma geral você abortou diversos tópicos importantes para um e-commerce.

  • anderson | nov 15, 2012 at 16:54

    Excelente post, parabéns!

  • Daniella Borges | dez 7, 2012 at 14:12

    Obrigada!

  • Alessandra | dez 28, 2012 at 19:46

    Boa noite. estou querendo abrir uma loja virtual de sabonetes artesanais, mas não sei nem por onde começar, o que devo fazer?

  • Daniella Borges | jan 21, 2013 at 10:46

    Alessandra, se inspire nesse case: http://loja.shiboneteria.com.br/

  • Antônio Rebêlo | jan 24, 2013 at 11:31

    Um dos maiores erros de quem pretende lançar uma loja virtual é utilizar templates prontos e buscar soluções a baixo custo para seu e-commerce. Para obter sucesso em uma loja virtual é necessário investimento e muita organização. Se você prentende ganhar dinheiro, seja o mais profissional possível – procure quem tem sólidos conhecimentos e vai em busca de seu sonho. Procure o melhor – e não o mais barato!

  • Daniella Borges | jan 24, 2013 at 11:48

    Olá Antônio, tudo bom?

    Muito obrigada pelo seu comentário!

    Gostaria de complementar dando minha opinião.

    Sinceramente não acho o uso de templates uma má ideia, desde que sejam bem implementados e customizados. Se não forem customizados, o visual fica padrão e perde em personalidade, o que é muito importante para uma loja virtual.

    Abraços!

  • antonio | jan 29, 2013 at 15:44

    aluguei uma loja já esta funcionando, mas não consigo vender?

  • Daniella Borges | jan 29, 2013 at 15:51

    Olá Antônio, tudo bom?

    Subir uma loja no ar é bem “doloroso” mas não tanto o que ainda está por vir.

    Você deve ter lido o meu post e você está na etapa de investir na divulgação da sua loja.

    Você já disponibilizou uma verba para isso? Já possui seu planejamento estratégico de marketing digital?

    Abraços.

  • antonio | jan 30, 2013 at 21:06

    ola Daniella,tudo bem?estou negociando com uma empresa de Curitiba,de Edílson cesar marchaue, Google:estimativas prara seu seguimento. você conhece? abraços.

  • Daniella Borges | jan 31, 2013 at 12:05

    Não entendi.

    Se eu conheço a empresa? Sobre o Google não entendi sua pergunta também.

    Abraços.

  • antonio | jan 31, 2013 at 23:20

    esta empresa do Edílson,trabalha com a divulgação no Google.abraços

  • Daniella Borges | jan 31, 2013 at 23:28

    Ah sim, mas planejamento estratégico de Marketing Digital deve envolver várias ações, não somente Google. Minha agência é focada nisso, por isso, reforço que é legal antes de decidir a mídia, decidir a estratégia. Se isso já foi feito, ótimo, agora só seguir! Se quiser, posso fazer uma avaliação da sua loja sem compromisso, pois se ela não estiver “ok” a comunicação não será totalmente efetiva.

  • antonio | fev 1, 2013 at 22:34

    ola daniella,tudo bem pode fazer a avaliação.o meu dominio registrado no ig.com e(www.sapatilli.com), endereço principal da loja alugada na locaweb e (sapatilli309.webstorelw.com.br) endereço alteernativo e(sapatilli.webstorelw.com.br) e (www.sapatilli.com)este ultimo esta pendente pois falta configurar dns, ainda não o fiz por não ter conhecimento técnico.

  • Tiago | mar 12, 2013 at 12:04

    Olá Daniella!

    Tenho um TCC para entregar no final desse semestre, e é uma loja virtual completa.

    A fase que estamos discutindo é o controle de estoque, principalmente no fator “Baixa Estoque”.

    As nossas dúvidas são:

    1. O cliente adicionou um produto ao carrinho, comprometo o estoque do produto ou não? Ex.: se o produto tem 10un, eu deve atualizar para 9 por estar no carrinho de alguém?

    Seria uma espécie de estoque transitório. O problema é quando eu tenho, por exemplo, 15un de Chinelo Havaiannas disponíveis em estoque, um cliente adiciona as 15un em seu carrinho, e fica passeando um bom tempo pela loja sem fechar a compra, e depois de “x” minutos ele abandona a loja sem comprar nada. Nesse meio tempo, enquanto ele estava na loja, alguém entrou procurando pelo chinelo, como as 15un estavam no carrinho do primeiro usuário, eu torno o produto indisponível, já que as 15un estão transitando no carrinho?

    Daniella, suas dicas vão ser de grande valor para nós. E, pode ter certeza que divulgaremos este site.

    Abraço!

    Grato,

    Tiago

  • Daniella Borges | mar 12, 2013 at 13:06

    Olá Tiago,

    Quem define essa regra é você. Recomendo que você deixe um cookie para expirar caso o usuário feche o navegador.

    Espero tê-lo ajudado, apbraços!

  • Fastmidia | mar 14, 2013 at 19:33

    Olá Fernando, é possível sim, esse tipo de operação se chama Dropshiping, pesquise esse termo no Google para ter mais detalhes.
    Um abraço

  • Leticia Moraes | abr 13, 2013 at 15:35

    O que vocês acham de uma loja virtual wordpress?
    hoje o wordpress ja tem um plugin para o PagSeguro.

  • Vlademir Augusto | abr 18, 2013 at 1:24

    Achei um site com todas informações necessárias que eu estava procurando, eu estou estudando algumas coisas que não conheço ainda para abrir uma loja virtual. Parabéns muito boa sua matéria.

  • Euclides Neves | maio 20, 2013 at 9:37

    Bom dia, tenho uma dúvida…. pretendo montar uma loja virtual e não tenho empresa aberta nem pretendo pois não é o caso, pois meus produtos não são novos…. (tipo sebo, brechó, etc…) posso mesmo assim montar a loja virtual?

  • Daniella Borges | maio 20, 2013 at 18:31

    Olá Euclides, boa tarde,

    Você pode montar como pessoa física, mas como fará com as notas fiscais se seus clientes pedirem?

    Abs,

  • Daniella Borges | maio 20, 2013 at 18:52

    Recomendo o Woo Commerce, é muito bom!

  • Paulo Sergio | jun 4, 2013 at 12:32

    Boa tarde Daniella,
    Estou abrindo uma loja virtual e gostaria de saber se é preciso abrir uma empresa com contrato social,cnpj etc.

  • Leticia Cristina | jun 22, 2013 at 18:23

    Olá, seria legal se disponibilizasse uma lista com alguns fornecedores confiáveis 😉

  • Daniella Borges | jun 22, 2013 at 22:01

    Minha empresa é uma fornecedora confiável! 🙂

  • Daniella Borges | jun 22, 2013 at 22:03

    Paulo,

    O ideal é que você tenha, pois seu cliente certamente irá exigir nota fiscal, a não ser que você abra uma loja como profissional autônomo.

    Obrigada.

  • jhonatan | ago 8, 2013 at 13:27

    alguém pode me dar algumas dicas sobre fornecedores do tipo fornecedor distribuidor? pretendo montar uma loja mas meu conhecimento sobre a área é precário principalmente sobre logística e fornecedores agradeço desde já…

  • Fábio | out 12, 2013 at 13:35

    Alguém pode me ajudar, quero montar minha loja virtual mas não tenho fornecedores alguém poderia me dizer alguns telefone site o contato pretendo mondar da seguinte maneira.

    Estou interessado em montar uma loja virtual, é possível já iniciar com fornecedores que já entregam os produtos? ou seja, um fornecedor que me disponibilize um catálogo de produtos para colocar no site sendo que esse mesmo fornecedor faça a entrega do mesmo? tipo fornecedor/distribuidor?
    Alguém poderia me instruir.

    ferreirafabio2005@ig.com.br

  • Daniella Borges | out 22, 2013 at 15:21

    Olá Fábio, boa tarde,

    Hoje existem empresas onde você pode terceirizar a distribuição e entrega, no entanto, o catálogo de produtos é sempre sua responsabilidade. Sugiro que você faça parcerias que possam enviar os produtos diretamente para seu centro de distribuição.

    Abraços,

  • Fábio | nov 1, 2013 at 20:16

    eu preciso de endereço dessas empresas nome algum contato, porque eu não tenho nenhum contato assim fica difícil você pode me dizer alguma empresa.

  • LUCIANO | nov 6, 2013 at 7:09

    BOM DIA DANIELA,ESTOU PENSANDO EM ABRIR UMA LOJA VIRTUAL,GOSTARIA DE SABER COMO TER OS FORNECEDORES DOS APARELHOS ELETRÔNICOS ,CELULARES,RELÓGIOS ETC.É UMA BOA IDEIA ESTA MIA DE MONTAR UMA LOJA VIRTUAL PARA COMPLEMENTAR MINHA RENDA,EU LI UMAS DICAS QUE DEIXOU EM SEU SITE DE SUA EMPRESA ,MAS GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÃO ATE DE TER UM SITE PARA ABRIR ESTA LOJA VIRTUAL NA VERDADE PEGAR ESTES PRODUTOS DE UMA LOJA PARA REVENDER TER COMISSÃO EXEMPLO :LOJA CEM OU OUTRAS LOJA FORA DO BRASIL QUE QUEIRA PASSAR PRODUTOS PARA VENDER PARA ELES E COM ISTO GANHO POR ESTE SERVIÇO ,ENTENDEU COMO EU POSSO FAZER ISTO ME DE UMAS DICAS AI ,ESTOU NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA

  • Jany Lima | jan 15, 2014 at 16:47

    Daniella, parabens pela postagem , me ajudou bastante!

    Estou estudnado para montar uma loja virtual de vendas, vc teria como me ajudar na qual seria o estoque minimo para iniciar vendas através de loja virtual?

    Obrigada!

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